17 de September de 2025
|Autor: Felipe Miguel
Qual é o nome de Deus

Antes de falarmos do nome a primeira pergunta deve ser Quem é Deus? Deus é muito grande e tudo que sabemos Dele é quase nada, é como se pegasse com a mão um pouco de água do mar e dissesse peguei o mar, pegou um tiquinho do mar, imagine conhecer Deus que é infinito.
É por isso que devemos evitar pronunciar o nome de Deus YHWH que significa EU SOU (ELE É) e traduzido para o português JAVÉ (EXODO 3,14) Devemos evitar chamar porque o próprio Jesus mesmo nunca falou, ele o chamava de PAI, os apóstolos nunca pronunciaram, a igreja por tradição também não pronuncia o nome de Deus na liturgia, diz apenas Ó Deus, Senhor, ó Pai, mas nunca diz JAVÉ, na missa mesmo nunca se fala esse nome. As músicas que tiverem essa palavra não podem cantar. (como aquela: Deus do universo o Senhor...)
Os judeus mesmo nunca dizem o nome JAVÉ, mas o chamam de Adonai, os Judeus para não deixarem que pegassem a palavra JAVÉ, misturaram com a palavra Adonae (Adonai) e criaram YAHWEH (JEOVÁ) mas essa palavra não existe, ela é errada. Foi um erro de propósito para quem fosse ousado não lesse o nome certo e assim evitasse pronunciar o nome de Deus.
Mas porque essa proteção com o nome de Deus?
O nome na Bíblia significa a própria pessoa, chamar pelo nome significa que você tem poder sobre a pessoa. É como se dissesse eu te conheço e Deus a gente não conhece totalmente, Ele é grande demais.
É por isso o segundo mandamento: Não tomarás o teu santo nome em vão, por isso não se brinca com as coisas de Deus, então o nome de Deus JAVÉ a gente evita dizer, não pode ficar na nossa boca atoa. Deus devemos sempre ter muito respeito, chama-ló de Deus, Senhor, Senhor Deus, o próprio Jesus o chamava de Pai.
Crédito: Reflexão inspirada em uma palestra de Dom Henrique Soares.
Autor: Felipe Miguel