08 de July de 2025
|Autor: Felipe Miguel
O que significa a palavra DOM antes do nome do Bispo?

Dom Genivaldo, Dom Carlos Alberto, Dom Tourinho... Por que todos os Bispos têm esse Dom antes do nome?
O bispo da Igreja Católica é um sucessor dos apóstolos, daqueles primeiros chamados por Jesus Cristo, assim eleitos por Ele. A respeito desses primeiros apóstolos, o evangelista Marcos narra que “Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu, então, doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova, com o poder de expulsar os demônios” (Mc 3,13-15).
O Bispo é nomeado "Dom", um título que vem antes do seu nome de batismo. Um dos significados da palavra "Dom", na sua derivação do latim, é "Dominus", que significa "Do Senhor". Ou seja, a palavra "Dom" antes do nome dos Bispos significa que ele pertence ao Senhor, que pertence a Deus.
"Dom" não é um simples título, não é um termo formal para nomear uma pessoa. "Dom" é referência a uma pessoa consagrada para a missão que o Senhor Jesus deu àqueles onze primeiros apóstolos. E que permaneceram com Ele nestes dois mil anos, sustentando a Igreja Católica. A Igreja existe porque é sustentada pela fidelidade e obediência corajosa dos Bispos ao mandato do seu Mestre.
“Foi-me dada toda autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,16-20).
Toda vez que vermos ou ouvirmos falar sobre um Bispo, deve vir ao nosso coração que esse é o homem que pertence ao Senhor, aquele que é de Deus.
“Onde está o bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja católica”. (Santa Inácio)
Autor: Felipe Miguel